terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sr. Orita, agricultor japonês de Ivoti-RS

O agricultor japonês Kuniharu Orita, que chegou ao sul do Brasil em 1958, conta que no início nada estava organizado para receber os imigrantes. Eles só receberam loteamento em Ivoti 10 anos após a chegada no porto de Rio Grande.

"E aí, comecei a vida..."





Orita é presidente da Associação da Colônia Japonesa, que conta com mais de 40 famílias, e morador do lote nº 13, que fica na rua Monte Fuji em Ivoti-RS.

(Edição da reportagem: Diego Ignacio) 

4 comentários:

  1. Orientais né cara? Me enraizei aqui e ponto. Isso sim é THEY CHOOSE FAMILY. Legal que 'ela faz Letras, mas o menino ta na Petrobras, no RJ e...'. Totalmente no rebel song, tu viu? Falando das dificuldades, dos problemas sem ressentimento, sem se fazer de vítima.

    ResponderExcluir
  2. Mensagem maravilhosa, me transportou a muitos anos atrás, quando lecionei em Ivoti, para uma turminha super legal de alunos(as)da Colônia Japonesa. Obrigada por me proporcionar esta boa lembrança, daqui de longe...

    ResponderExcluir
  3. Olá Diego. Sou aluno do Curso de Graduação da Museologia da UFRGS. Gostaria de falar com você. A entrevista do Sr. Kuniharu seria muito importante em um trabalho que estamos desenvolvendo. Se quiseres e puderes entre em contato através do email: yvictorino@gmail.com Obrigado.

    ResponderExcluir