sábado, 4 de agosto de 2012

Filipaldo Ludwig, 66 anos, um pioneiro

O agricultor que, aos 12 anos de idade, após a morte do pai, abriu estradas para caminhões junto com o irmão em Nova Petrópolis-RS para não morrer de fome, no chamado "Morro da Fome".


"Eu disse: Marvin, agora é pra valer..."


Para ir ao Hospital, eles tinham que descer descalços uma trilha precária de 4km para pedir uma carona para o padre da paróquia de Linha Imperial.

O agricultor Filipaldo Ludwig, hoje com 66 anos, também conta uma história curiosa da época (um "causo") em função disso.





Fica a homenagem a todos os pioneiros que iniciaram o que hoje é a realidade em que vivemos, com estradas, luz, água etc.

Os turistas que passam por lá hoje nem imaginam que eles só conseguem passar por lá por causa de dois homens humildes, um deles chamado Filipaldo Ludwig, morador daquelas bandas, que abriu aqueles caminhos há mais de 50 anos junto com seu irmão quando ainda era um menino...



"So what's it all add up to? It's hard to say. But me, I'd say this was a test... for Sam and Dean. And I think they did all right [...] they made their own choice. They chose family. And, well... isn't that kinda the whole point?"

Dia 22 de julho de 2012: o dia em que eu conheci um pioneiro.




Um comentário:

  1. Tinha visto esse no Youtube, quando tu mandou e-mail. Filipaldo abrinco caminho na infância, Chico se calando com a boca de feijão, a palestina lutando para sobreviver simplesmente porque isso tem que ser feito, não é por um 'e se', algo tem que ser feito e eu vou fazer... Não tem a ver com justiça, se é justo ou não, se é dever, obrigação de se fazer, tem que ser feito e foi feito... Enquanto isso na Padre Chagas e nas redes sociais...
    Cara, realmente tão ficando muito legais as entrevistas. É algo que tu devia, sei lá, levar adiante. Acho importante dar voz a essas pessoas, registrar a vida de verdade, registrar a história que a História não conta. Ah, e muito bom o canal do Youtube.

    ResponderExcluir